Seguro de Automóvel: Descubra os tipos de seguro, vantagens, dicas e muito mais!

O seguro de carro pode ser considerado um conforto para muitos que o utilizam. No entanto, para quem não conhece bem o meio, pode acabar por se complicar ainda mais financeiramente. Confira agora 7 dicas imperdíveis para a segurança de quem pretende contratar um seguro de automóvel:

 1-Estado do automóvel: Para uns, o carro é seu bem mais precioso, enquanto que para outros ainda continua sendo um sonho. Em caso de veículo novo, o carro não precisa passar por vistoria, apenas nota fiscal na hora de contratar uma seguradora, enquanto que para veículos usados, a vistoria é necessária e também pode alterar o valor final de seu seguro, se comparado com o mesmo carro em estado novo.

2- Preço: O preço indicado de seu veículo na tabela Fipe (Fundação Instituto de pesquisas econômicas) pode variar todos os meses. Carros mais valorizados têm uma tendência de ter o preço de suas peças mais elevado, o que oferece um maior custo de indenização às seguradoras em caso de sinistro. Algumas marcas, entretanto, oferecem maior segurança em seus carros mais desejados, o que também pode influenciar no valor final de seu seguro.

3- Franquia: A participação da seguradora no Prejuízo pode acontecer de duas formas:

  • Normal: neste caso a seguradora garante uma participação maior ou total em caso de colisão ou dano material a terceiros.
  • Majorada: em caso de colisão, a seguradora cobre apenas parte do prejuízo.

Vale lembrar que,por ter umaparticipação maior da seguradora, a franquia normal possui um valor elevado se comparado à franquia majorada. Em caso de roubo, furto ou perda total, não existe o pagamento da franquia.

4- Danos: Um dos maiores motivos para a contratação de um seguro de carro é a garantia de cobertura contra danos a terceiros. Ele pode ocorrer de duas principais formas:

  • Danos Materiais:suponha que você esteja numa avenida movimentada. O trânsito está horrível neste dia em específico, e quando percebe, Bum! Bem num modelo esportivo refinado. Dependendo do valor limite estabelecido com relação a danos a terceiros, a seguradora pode entrar e fazer cobertura total dos danos. Os valores podem variar entre R$: 50.000 a até 1.000.000!
  • Danos corporais: Seguindo o mesmo exemplo da avenida, vale lembrar que também existem muitos pedestres nela… A seguradora pode cobrir os custos de uma possível estadia de UTI ao pedestre prejudicado.
Leia também:  Saiba quais são as etapas para a formação do preço do Seguro automotivo

 5- Bônus: A seguradora de automóvel também garante desconto para os clientes que estão a muitos anos no mercado e são mais experientes. As classes de Bônus são acumulativas, sendo que o cliente pode acumulá-las a cada ano, até um limite estabelecido. O valor ofertado e o desconto variam muito de acordo com a seguradora, mas garantem uma vantagem para o consumidor preocupado com seu orçamento.

Em caso de dúvidas e antes de contratar um seguro para o seu carro, é de muita importância que haja a consulta com um corretor de seguros, ele pode indicar a seguradora certa para o seu veículo e o seu bolso!



Deixe uma resposta