Está pensando em contratar um seguro para o seu celular, mas ainda está com dúvidas? Se sim, é essencial obter clareza a respeito de todas elas.
Afinal de contas, ter entendimento claro sobre esse assunto é uma das formas de escolher o seguro certo, sem se arrepender no futuro.
Não há como negar que o mundo dos seguros é bastante extenso e vasto, mas um dos que vem conquistando cada vez mais destaque com certeza é o seguro de celular e demais equipamentos eletrônicos.
Afinal de contas, hoje em dia, praticamente todas as pessoas possuem esse aparelho, uma vez que ele deixou de ser um item de luxo e passou a se tornar uma necessidade básica.
Então, se você quer obter respostas para as dúvidas frequentes sobre seguro de celular, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes. Sem mais delongas vamos ao que importa!
O que é seguro para celular?
Em suma, o seguro para celular nada mais é que um serviço oferecido por empresas especializadas que visa proteger o seu aparelho contra diversos eventos imprevistos, bem como:
- Roubo;
- Furto;
- Danos físicos;
- Danos acidentais;
- Danos por água etc.
Ao contratar um seguro para celular, você paga uma taxa mensal ou anual à seguradora, que em troca, se compromete a cobrir os custos de reparo ou substituição do seu aparelho em caso de ocorrência de sinistros previstos na apólice.
Esse tipo de serviço proporciona maior tranquilidade e segurança ao usuário do telefone, evitando gastos inesperados e garantindo a continuidade do uso do dispositivo em caso de problemas.
Por que devo ter um seguro para celular?
Antes de falarmos sobre as dúvidas frequentes sobre seguro de celular, temos que responder a principal delas: por qual razão devo ter um seguro celular:
Dentre alguns dos principais motivos, podemos mencionar os seguintes:
Valor do dispositivo
Não há como negar que os telefones celulares, especialmente os modelos mais recentes e avançados, podem ser bastante caros.
Isso quer dizer que substituir um aparelho perdido, roubado ou danificado pode custar centenas ou até mesmo milhares de reais.
Mas, com um seguro, você tem a garantia de que poderá substituir ou reparar seu dispositivo sem um gasto inesperado e significativo.
Proteção contra roubo e furto
Infelizmente, os celulares são alvos comuns de roubo e furto. Se o seu aparelho for roubado, o seguro pode cobrir o custo de um novo aparelho.
Cobertura para danos acidentais
Acidentes acontecem. Você pode derrubar seu telefone, danificando a tela, ou até mesmo derramar líquido nele.
Muitos seguros para celular cobre danos acidentais, então você não terá que se preocupar com os custos de reparo.
Tranquilidade
Não há como negar que a maior vantagem de ter um seguro para celular seja a tranquilidade que ele proporciona.
Saber que você está protegido contra perdas financeiras significativas se algo acontecer com o seu telefone pode lhe dar maior segurança para aproveitar todas as funcionalidades do seu aparelho.
No entanto, lembre-se de que a decisão de contratar um seguro para celular deve se basear nas suas necessidades individuais, no valor do seu aparelho e no quão provável você acredita que seja a ocorrência de um sinistro.
Além disso, sempre leia os termos e condições da apólice para entender completamente o que está coberto.
6 dúvidas frequentes sobre seguro de celular
Agora, falando sobre as dúvidas frequentes sobre seguro de celular, são as seguintes:
1. Quais equipamentos podem ser segurados?
Na verdade, a resposta para essa pergunta depende de qual empresa você irá contratar para que assegure o seu aparelho.
Falando de forma geral, ao contratar um seguro de celular, apenas o seu smartphone é que será assegurado.
No entanto, é possível encontrar seguros que cobrem também os acessórios, como fone de ouvido, carregador ou coisas do gênero.
Sendo assim, a nossa dica é que você sempre leia o contrato com bastante atenção para ter a certeza de que ele supre todas as suas necessidades.
2. Como contratar um seguro de celular e/ou outros equipamentos?
Existem diversas alternativas para poder contratar um seguro de celular, sendo a primeira delas através da própria loja que comprou o produto.
Afinal de contas, na grande maioria das vezes, as lojas varejistas possuem parcerias com empresas de seguradoras.
Mas, se você comprou um aparelho usado, é possível contratar o seguro por meio da operadora de celular ou direto com uma seguradora, também.
3. O que o seguro de celular cobre?
Isso também depende do seguro que você contratou, uma vez que isso varia de acordo com a seguradora.
Sendo assim, deve-se saber que as coberturas podem ser para danos, reparos acidentais, roubo, furto etc. Às vezes a seguradora cobre todos eles, enquanto há empresas que apenas cobrem contra roubo e furto.
Por isso, antes de fechar com qualquer empresa, não deixe de averiguar a apólice para saber tudo o que tem direito.
4. Como é feita a indenização?
Depende. Se você acionar o seguro devido algum dano em seu smartphone, então a empresa irá cobrir o valor do reparo.
Agora, se você teve o seu celular roubado, a empresa pode tanto enviar um aparelho novo, do mesmo modelo, ou reembolsar em dinheiro a quantia do seu smartphone.
5. Furto qualificado ou não?
Essa é uma dúvida bastante pertinente, mas é preciso saber que existem sim diferenças entre furto qualificado e demais nomenclaturas.
Inclusive, é preciso saber quais das categorias o seu seguro cobre. Dentre as diferentes nomenclaturas, estão as seguintes:
- Roubo: trata-se de quando alguém aborda a vítima para poder levar algum pertence;
- Furto simples: é quando você nota que perdeu o seu celular apenas momentos depois do ocorrido, mas não há indícios do crime;
- Furto qualificado: é quando se consegue ter vestígios de que você foi furtado, como bolsa rasgada e coisas do gênero.
Por isso, antes de contratar um seguro, não deixe de averiguar em quais dessas situações você pode obter respaldo.
6. Quais são as vantagens do seguro celular?
Com certeza a maior vantagem é o fato de ficar tranquilo caso alguma coisa acontecer com o seu aparelho, já que você terá como ser respaldado.