Existem muitas dúvidas frequentes sobre seguros para carros Renault, Ford, Fiat e muitos outros. Na verdade, pouco importa a marca do modelo, o seguro do carro funciona de forma mais ou menos igual e, assim, é importante saber como ele funciona para contratar um bom seguro na hora de comprar seu próximo automóvel de maneira mais barata e eficaz, mas mantendo uma boa proteção.
É importante ter em mente também que existem muitas situações em que um seguro automotivo é útil. Para se ter uma ideia, um carro é roubado a cada minuto no Brasil. Isso significa que, até o fim da leitura deste conteúdo, entre 5 a 7 veículos terão sido roubados em nosso país. É muita coisa! Um seguro ajuda a proteger contra isso, como também oferece uma camada de proteção contra acidentes (que são muitos!), enchentes (frequentes) e muito mais.
No entanto, é normal ficar com algumas das dúvidas frequentes sobre seguro para carros. Quer elucidá-las? Então siga a leitura do artigo abaixo!
6 dúvidas frequentes sobre seguro para carros
1. O que é o prêmio do seguro?
Apesar do nome dar a entender que se trata de alguma coisa positiva (um “prêmio”), o prêmio do seguro é o dinheiro que é pago pela apólice no momento de contratação do serviço. É o valor que caracteriza a compra do seguro auto, o que dá ao consumidor o direito de usufruir da cobertura que foi adquirida enquanto o contrato estiver em vigor. Como a maioria dos contratos de seguros auto é anual, esse prêmio tem validade de 12 meses e costuma ser parcelado nesse mesmo período, quando os consumidores necessitam.
Se não pagar o prêmio do seguro, o consumidor fica desprotegido e não pode contar com a proteção garantida pela seguradora, precisando arcar com o prejuízo que sofrer por conta própria.
2. O que é a franquia do seguro auto?
A franquia é um valor que deve ser pago pelo consumidor que corresponde à sua parte para arcar com os danos. Isso porque o seguro é uma espécie de “divisão” dos danos entre o motorista e a seguradora. A franquia é a parte que o cliente paga, com o restante sendo da seguradora.
Por exemplo, suponha que você contratou um seguro auto com franquia de R$ 750,00. Então, seu carro sofreu uma batida quando estava estacionado: outro motorista perdeu o controle e acertou a sua porta com tudo. Para trocar toda a lataria da porta e do vidro, o custo na oficina é de R$ 5.000,00. Você paga a franquia, os R$ 750,00, e a seguradora paga todo o resto R$ 4.250,00.
3. O que é perda parcial ou perda total?
Existem dois termos muito comuns usados por seguradoras automotivas na hora de avaliar os danos causados pelos acidentes: a perda parcial e a perda total. No primeiro caso, configura-se como perda parcial qualquer dano ao carro que não ultrapassa 3/4 do valor do automóvel, ou seja, cujos custos de reparo ficam em menos de 75% do valor de mercado do veículo. Isso significa que o carro pode ser consertado e o consumidor pagará a franquia, com a seguradora quitando todo o resto.
Já a perda total acontece quando os danos causados ao veículo ultrapassam o limite de 75% do valor do carro. Nesse caso, a seguradora escolhe não pagar o conserto do carro, pois não vale a pena. Fica mais vantajoso simplesmente comprar um novo automóvel para o usuário.
4. Seguradora pode recusar a proposta?
Sim, pode. Nenhuma seguradora é obrigada a aceitar prestar cobertura para um carro, seja ele qual for o modelo. A empresa tem que apresentar um motivo para a recusa, claro, mas ela não é obrigada a aceitar o acordo.
5. Emprestei o carro para um amigo e ele bateu. O seguro cobre?
Sim, o seguro cobre. Mas depende do caso! Se ficar configurado que o seu amigo costuma dirigir o seu carro pelo menos 1 vez por semana, então ele deve estar incluído como motorista adicional no contrato do seguro. Se não, então o seguro cobre sim os danos causados em um acidente feito por outra pessoa.
O mesmo vale caso seja o manobrista de um restaurante, por exemplo. Nesse caso, normalmente é o próprio estabelecimento que paga pelo conserto, mas a seguradora pode ser acionada em último caso.
Caso você tenha imprevistos de seguro ou saúde no Japão, consulte Saúde Japão.
6. Posso contratar um seguro auto com nome sujo?
Sim, pode! O seguro não é um tipo de crédito e, portanto, o nome em listas de restrições de crédito não fica impedido de participar de um acordo do tipo.
Pronto! Agora você já conhece a resposta para algumas das dúvidas frequentes sobre seguro para carros. Com essas informações, você pode contratar seguros auto com maior tranquilidade na sua vida, escolhendo o melhor programa ou sistema para o seu modelo, além de encontrar aquele que cabe melhor no seu bolso, independentemente do seu contexto atual.
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