A importância de ter seguro para seu restaurante

importancia de seguro para restaurante

Não importa se você trabalha apenas com o delivery em apps como o Rappi ou se atende seus clientes presencialmente: não dá para negligenciar a importância de ter seguro para seu restaurante. Afinal de contas, existem muitas situações em que algo pode dar errado e seu empreendimento fica vulnerável a alguma situação além do seu controle, como um incêndio, por exemplo.

Não é raro ver notícias de incêndios acontecendo em restaurantes pelo Brasil, assim como podem ocorrer outros tipos de problemas. Um deles seria a invasão e o roubo de equipamentos ou do seu estoque, algo que também pode acontecer com certa frequência. Assim, é importante entender a importância de ter seguro para seu restaurante de modo a se prevenir dessas situações e ter uma rede de segurança caso elas aconteçam.

Se você não concorda ou não acredita na importância de ter seguro para seu restaurante, precisa seguir a leitura do artigo até o fim para mudar de opinião!

5 pontos que provam a importância de ter seguro para seu restaurante

1. Risco de incêndio

Um dos principais riscos que ameaçam restaurantes de todos os tamanhos ou especialidades é o de um incêndio. Afinal, todo restaurante trabalha com algum tipo de fogão e, portanto, está sempre com o risco de alguma coisa acontecer e um incêndio ter início.

Por exemplo, talvez uma mangueira do fogão tenha algum problema e isso gera um vazamento que causa o incêndio. Ou, quem sabe, um profissional desatento acabou esquecendo uma panela no fogo e isso ocasionou o incêndio.

Seja como for, esse tipo de situação pode acontecer com qualquer restaurante, por mais que se tome cuidado com o assunto. Um seguro, portanto, atua como uma proteção para ajudar a reaver os itens e equipamentos perdidos em um potencial incêndio.

2. Risco de roubo

Assim como um incêndio pode acontecer a qualquer momento, o mesmo vale para um roubo. Muitos criminosos sabem que restaurantes são locais com equipamentos caros e tecnologia de ponta, como fogões industriais e utensílios de cozinha valiosos.

Por isso, restaurantes, bares e lanchonetes são visados por bandidos atrás não só de equipamentos específicos, como de estoque de alimentos (especialmente carnes caras) ou de vinhos.

Assim, talvez seja interessante contratar um seguro que proteja a parte mais valiosa do seu estoque de alimentos ou da sua adega. Isso garante que você não sairá no prejuízo caso alguma coisa do tipo seja roubada durante a noite.

3. Assistência técnica

Os seguros não funcionam somente para pagar caso alguma coisa imprevista aconteça. É claro que essa é a principal função deles, trazendo mais tranquilidade para quem sofreu um revés como um incêndio ou roubo, mas eles também oferecem outros recursos importantes.

Um deles é o de assistência técnica. Afinal, para a operadora de seguros, é mais vantajoso que o seu negócio nunca sofra um problema técnico. Afinal, esses problemas tendem a ter consequências graves e são muito mais caros para as seguradoras do que apenas contratar um técnico para fazer manutenção no seu restaurante.

Assim, a maior parte dos seguros conta com benefícios de assistência técnica para ajudar você e o seu restaurante a fazer manutenção de maneira mais rápida e fácil, sem sofrer tanto com isso.

4. Respeito às exigências

Outro benefício interessante de contratar um seguro para restaurante é que, assim, seu negócio respeita certas exigências que existem no mercado nacional. Afinal, existem alguns recursos que pedem que os restaurantes tenham seguro.

Por exemplo, caso o seu restaurante queira trabalhar sendo sede de eventos para outras empresas e confederações, precisa ter o seguro para oferecer essa segurança aos potenciais clientes.

Portanto, sempre tenha um seguro de qualidade contratado e em dia para poder fazer esse tipo de serviços e ser contratado por clientes que pagam muito bem para usar o seu espaço.

5. Prevenção contra imprevistos

Por fim, é importante entender que existem muitos outros riscos que podem afetar um restaurante do que apenas incêndio ou roubo. Esses são os riscos mais comuns, claro, mas outros também podem acontecer e, portanto, devem ser considerados. Muitos deles, inclusive, podem ser totalmente imprevisíveis. Afinal de contas, você imaginaria que uma chuva enorme poderia quebrar o telhado do seu restaurante e causar um dano enorme dentro da sua cozinha? Provavelmente não. Mas pode acontecer.

Por isso, é bom ter seguros completos, que absorvem o máximo possível de cenários para o seu restaurante.

Pronto! Agora ficou clara a importância de ter seguro para seu restaurante. Depois destes 5 elementos que comprovam como esse recurso é vital para o seu negócio, é a sua vez de começar a procurar por um seguro que atenda às suas necessidades e crie mecanismos de proteção para certos imprevistos que podem acontecer com a sua empresa, evitando que o seu sonho vá por água abaixo por causa de alguma coisa além do seu controle.

E aí, ficou interessado em contratar um seguro para restaurantes? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Leia também:  Saiba quais são as etapas para a formação do preço do Seguro automotivo