Confira os 10 Melhores Seguros AUTO de 2020

Lista das 10 Melhores Seguradoras Ramo Automotivo

10 melhores seguros automotivo 2020A sensação ao adquirir um automóvel é maravilhosa, independente de ele ser novo ou usado! No entanto, ter um automóvel significa ter responsabilidades. Mantê-lo em boas condições de uso, com as revisões em dia e, principalmente, a  responsabilidade contra terceiros, no caso de uma colisão. Além disso, é preciso estar atento aos riscos de furto e até mesmo, que um terceiro colida contra o seu carro.

Felizmente, para todas essas responsabilidades, existe uma cobertura, ou seja, um seguro aplicável. Para você que está buscando fazer a cotação de seguro auto on-line e ainda não conhece sobre os seguros, vamos explicar abaixo, resumidamente, como funciona o seguro, e ainda mais abaixo, vamos listar os melhores seguros auto:

Como funciona o seguro automotivo

O processo de aquisição de um seguro automotivo é bastante simples, principalmente nos dias de hoje, em que é possível contratar um seguro auto on-line. Os seguros de todos os ramos se baseiam nos princípios de:

  • Previdência: no sentido de prevenção. Quem contrata um seguro, está sendo previdente e zeloso com o seu bem. Aqueles que optam por contratar um seguro de responsabilidade civil facultativa de veículos (RCFV) também está sendo cuidadoso com o bem de terceiros.
  • Incerteza: para que um risco seja segurável, ele precisa ser incerto ou de data incerta. No caso do seguro automotivo, o risco coberto será incerto, ou seja, existe o risco de colisão, o risco de furto e outros riscos, porém, não é possível saber se esse risco irá se concretizar;
  • Mutualismo: o princípio do mutualismo está ligado ao evento de várias pessoas juntas, se juntarem para realizar seguros. Nem todo risco se concretiza, e desta forma, aqueles que não tiveram sinistro (ou seja, furto, colisão, entre outros), contribuem para que aquele segurado que teve menos sorte tenha direito à liquidação do sinistro, isto é, quando a seguradora paga ao segurado quando um risco vêm a acontecer.

Só por essa breve introdução, você já percebe como ter um seguro é importante.

Primeiros passos para a contratação do seguro

A contratação pode ser feita on-line ou diretamente com um corretor de seguros. Para encontrar um corretor em sua cidade, você pode utilizar a navegação deste site para encontrar corretores de diversas cidades brasileiras. Já se você optar por realizar a contratação on-line, você deverá preencher corretamente todos os campos da ficha de proposta. Essas informações chegarão até um corretor, que irá analisar os dados e prosseguir com a finalização. Os dados serão enviados para a seguradora, que irá avaliar se aceita ou não o risco. O pagamento é feito ainda antes da aceitação da proposta, em caso de negativa, o valor será reembolsado.

melhor seguro automotivo preço 2020

Vale lembrar que durante o preenchimento da proposta, é muito importante verificar todas as coberturas do seguro que está sendo contratado. Existem coberturas básicas e adicionais. É sempre importante ver quais as coberturas adicionais, quais os valores de cobertura, se há ou não carro reserva, guincho, cobertura para revisões e troca de óleo, entre outros. Um corretor de seguros poderá lhe auxiliar a escolher o melhor plano de acordo com suas necessidades.

Se tudo for aprovado, dentro de alguns dias você irá receber sua apólice, mas antes do documento chegar, o seguro já estará valendo.

Qual o melhor seguro automotivo de 2020?

Atualmente existem dezenas de seguradoras no Brasil. Todas elas são rigorosamente inspecionadas pela SUSEP, que é o órgão responsável pela inspeção de seguradoras, bem como outras funções relacionadas ao ramo de seguros no Brasil. As seguradoras possuem diversas obrigações, como a formação de reservas para pagamento de sinistros. Mas é normal que algumas seguradoras sejam consideradas pela maioria como mais seguras e confiáveis. Então, listamos abaixo as 10 melhores seguradoras que trabalham com o ramo automotivo, segundo dados do reclame aqui, em auditoria realizada em 05/10/2020.

Top 10 seguradoras auto de 2020*

  • SUHAI SEGUROSnota 8.9 (resolução de 90,4% dos problemas)
  • TOKIO MARINE nota 8.0 (resolução de 84,1% dos problemas)
  • SULAMÉRICA AUTOnota 8.0 (resolução de 84,2% dos problemas)
  • AZUL SEGUROSnota 7.8 (resolução de 83,5% dos problemas)
  • PORTO SEGUROnota 7.7 (resolução de 82,1% dos problemas)
  • LIBERTY SEGUROSnota 7.5 (resolução de 79,5% dos problemas)
  • HDI SEGUROS nota 7.5 (resolução de 84,9% dos problemas)
  • MAPFRE SEGUROS nota 7.4 (resolução de 82,2% dos problemas)
  • BRADESCO SEGUROSnota 7.1 (resolução de 75,5% dos problemas)
  • ALLIANZ SEGUROSnota 6.5 (resolução de 70,6% dos problemas)

Para entender como são avaliadas as notas e reputação das empresas no reclame aqui, acesse este link.

* Vale lembrar que os dados não indicam a porcentagem dos casos que houve a liquidação de sinistro, ou seja, os dados não estão relacionados com o pagamento ou não do seguro. Sempre que houver sinistro coberto, a seguradora deverá indenizar o segurado, contanto que este não tenha agido de má fé para o agravamento do sinistro. Em outras palavras, se o sinistro não foi realizado propositalmente, o segurado deverá receber a indenização da seguradora.