Distribuição de corretores nos estados brasileiros

O mercado de seguros está em pleno crescimento no Brasil. No momento, há cerca de 100 mil corretores recadastrados na SUSEP (Superintendência de seguros privados). 

Segundo um levantamento feito por Nelson Fontana (corretor e diretor do Sincor-SP), publicado na Revista Apólice (link), a distribuição dos corretores no Brasil está conforme o gráfico abaixo:

Distribuição dos Corretores

Conforme o levantamento de Nelson, é possível perceber que há uma relação entre a população e a quantidade de corretores, quando analisamos um gráfico relacionando a quantidade de corretores por milhão de habitantes, conforme abaixo:

quantidade de corretores por milhão de habitantes

 

O gráfico acima permite avaliar como estão concentrados os corretores nos diferentes estados brasileiros. O estado de São Paulo supera na quantidade de corretores e também na relação de corretores x milhão de habitantes. Distrito Federal ocupa a segunda posição no ranking de concentração de corretores.

Estados como Acre, Amapá e Roraima ocupam as últimas colocações nos dois aspectos: tanto a quantidade de corretores, como a relação de corretores x milhão de habitantes.