Confira agora como que você pode economizar na escolha de seu seguro de automóvel

Muitos pensam que o modelo e o preço do carro são os principais fatores para o valor final de um seguro de carro. Veja como que outros fatores também podem influenciar no valor de contrato de seu seguro.

1- Mulher é perigo no volante?

Não é de hoje que a sociedade coloca a mulher numa cruz quando o assunto é carros. Porém, uma série de dados estatísticos mostram que a mulher, proporcionalmente, se envolve menos em sinistro se comparada ao homem. Essa diferença significativa pode influenciar no valor final no contrato do seguro de automóvel.

2- Com quantos anos você teve o seu primeiro carro?

As seguradoras de automóvel sabem bem da falta de responsabilidade que alguns jovens têm ao sair despreocupadamente pelas ruas com o veículo. Como os dados estatísticos mostram que o risco oferecido é maior, o seguro também pode ter seu valor alterado.

3- Onde você mora?

Além de sua responsabilidade individual, os seguros de carro também contam com a taxa de acidentes que ocorrem em sua região. Como uma seguradora geralmente encobre danos a terceiros como os danos materiais, uma possível colisão pode ser um custo a mais para as seguradoras, o que pode influenciar no valor final.

4- Usabilidade

Por que e como você usa o seu veículo? Essa é uma pergunta básica que a seguradora se preocupa em fazer. Se caso o seu trabalho envolve longas jornadas com o carro e diferentes espaços que não são o tradicional trajeto da casa ao trabalho, saiba que o valor final de seu seguro pode ser afetado.

 5- Quem utiliza o seu veículo?

Os condutores são aqueles que usam 85% ou mais o seu veículo. Se existe alguém além de você que faz uso constante do carro é bom ter cuidado! As seguradoras de automóvel assim, precisam contar com mais de um risco em caso de condutor adicional, o que pode alterar o valor final de seu seguro.

Leia também:  Saiba quais são as etapas para a formação do preço do Seguro automotivo

6- Onde você deixa o seu carro no tempo livre?

Uma outra informação importante para os seguros de carro é justamente os espaços onde você deixa o seu carro em períodos de folga. Se caso o seu carro fica em espaços abertos e nas ruas, e não em um estacionamento protegido, as chances de ocorrer furto ou sequestro aumentam muito. O que, claro, pode alterar o valor final da parcela de seu seguro.

7- Quanto tempo você está disposto a esperar?

Toda seguradora que se preze oferece uma vantagem para os clientes que permanecem por mais tempo com seus serviços: eu estou falando das classes de bônus. A cada ano a classe de bônus é renovada, e desta forma, você recebe um desconto a cada ano que você não se envolver em sinistro. Os bônus são acumulativos e podem ser somados até um limite estabelecido pela seguradora. As possibilidades de classe de bônus variam muito de acordo com a seguradora, o que pode ser benéfico para o consumidor final escolher o seguro ideal para o seu bolso e suas condições.

Mas lembre-se: mesmo com tantas dicas, ainda é recomendável que o seguro seja definido com a ajuda de um corretor de seguros cadastrado na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Este profissional pode lhe ajudar a definir qual a melhor opção de seguro e qual a melhor seguradora de acordo com as suas necessidades.



Deixe uma resposta