O mês de maio está chegando e a expectativa para o varejo nacional, quanto ao Dia das Mães, é bem otimista. Segundo um levantamento feito pela femtech Trigg, essa data comemorativa concentra o maior pico de consumo para o brasileiro no 1º semestre de 2023 (das 4 mil pessoas entrevistadas, entre 7 e 14 de fevereiro, a maioria afirmou que a celebração da data demandaria um maior investimento em presentes). Só em 2022, o Dia das Mães resultou em um faturamento de R$6,4 bilhões para o e-commerce no país.
Dos produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar, estão: roupas, calçados e acessórios (29%), perfumes (19%), almoço/jantar em restaurantes (12%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celulares/smartphones (7%), vale-presentes (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%) e procedimentos estéticos (3%). Já na lista de preferência das mães na lista de desejos, lideram os perfumes (21%), seguidos por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%), almoço/jantar (12%), passeio/viagens (7%), celulares/smartphones (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%) e eletrodomésticos (5%).
Na modalidade de compras online, as redes sociais lideram com grande vantagem (o Instagram principalmente) a preferência pela opção de compra dos consumidores em relação a essa data que apresenta um apelo emocional muito forte junto às pessoas. Dessa forma, é preciso que os empreendedores se preparem para atender às necessidades e expectativas desse público cada vez mais exigente e formador de opinião.
Planeje uma campanha especial para incrementar ainda mais as suas vendas
Seja em uma loja virtual ou física, você deve preparar o quanto antes a sua campanha de divulgação para o Dia das Mães 2023 (já que os seus concorrentes estarão disputando, palmo a palmo, a atenção dos seus clientes). Sendo assim, crie um cronograma de etapas, como: definição dos itens e kits, cálculo de preço e estoque e preparação dos conteúdos para divulgação do seu produto ou serviço.
Esses são apenas alguns dos passos fundamentais a serem previamente discutidos com a sua equipe para o desenvolvimento de uma campanha que incremente ainda mais as suas vendas durante esse tão aguardado período de compras e vendas.
– Invista em marketing de conteúdo: Trace estratégias de marketing de conteúdo, ou seja, pense em formas diferentes de atrair a atenção dos consumidores e de passar a mensagem que você quer (nas redes sociais, por exemplo, você pode apresentar uma série de vídeos com mulheres/influenciadoras falando sobre sua vida de empreendedora usando roupas e acessórios da sua marca).
– Utilize ativamente os canais de comunicação (Instagram, Facebook, Email Marketing e WhatsApp): Inclua conteúdos que mesclem divulgação de produtos e promoções com outros que conversem com a sua estratégia de conteúdo (citada anteriormente). Não deixe de interagir com os seus seguidores e separe parte do orçamento para a mídia paga.
– Veja alguns “cases” inspiradores: Quanto mais referências para se inspirar criativamente, melhor para os seus negócios. Procure conhecer campanhas que fizeram sucesso em outros anos no Dia das Mães. Veja o que outras marcas fizeram para se destacar nesse período e desenvolva a sua estratégia de divulgação de conteúdos.
5 ótimas dicas para você garantir o crescimento das suas vendas em uma das melhores datas do varejo nacional:
- Monte kits e combos especiais: essa é uma regra importante para incrementar as suas vendas, pois atende tanto o consumidor quanto o varejista (que tem a chance de aumentar o seu ticket médio);
- Ofereça vale-presentes ao cliente: esse é um recurso prático e fácil de ser utilizado (se for adequadamente personalizado, o lojista tem nele uma boa forma de propaganda para sua empresa);
- Elabore promoções: é uma excelente forma de atrair o consumidor e aumentar o retorno da loja com as vendas (através de uma boa promoção, o cliente tende a aumentar o seu volume de compras na loja);
- PDV on e off temático: crie um ambiente acolhedor e criativo para o layout da sua loja on-line e física (é uma forma de reforçar o convite ao seu cliente para as compras);
- Diversifique as opções de pagamento: ofereça não apenas as opções mais tradicionais, mas facilite as compras dos seus clientes com outras formas de pagamento, como: por QR code, carteiras digitais e PIX.