Começar no mundo do empreendedorismo e abrir um negócio de sucesso requer muita paciência, estudo e investimento, sendo uma tarefa desafiadora e que irá exigir uma capacitação por parte de sua pessoa.
Este artigo foi criado e planejado para lhe ajudar a passar pelas etapas mais desafiadoras de se iniciar no mundo do empreendedorismo e fazer com que seu estabelecimento não acabe falindo sem lhe render lucros, transformando o que poderia ser seu sonho em apenas mais dívidas para serem pagas. Confira dicas para fazer seu pequeno negócio dar certo e erros para não cometer durante o processo de crescimento de seu negócio.
O que é empreendedorismo
Se você está ligado no mundo dos negócios e investimentos então provavelmente já ouviu falar no termo “empreendedorismo”, apesar de ser uma palavra um tanto quanto difícil seu conceito nada mais é do que você realizar algo, por em atividade, fazer/criar determinada coisa, ao fazer isso você estará empreendendo.
Empreendedorismo é a sua capacidade de identificar possíveis oportunidades ou problemas e então criar soluções para a mesma, investir seus recursos em um projeto do qual acredita ser benéfico e com grandes chances de sucesso também é empreender.
O que é ser empreendedor
A principal ideia que se tem de uma pessoa empreendedora é aquela que começa algo novo, que como citado logo acima enxerga uma oportunidade onde outras pessoas ainda não encontraram e apostam nessa ideia.
Suponhamos que você viva em um bairro com muitas crianças, e, aos finais de semana elas costumam soltar pipa pelas ruas, você percebe que essas crianças precisam se deslocar até um local mais longe para comprar pipas, linhas, rabiolas, etc. Então, você tem a ideia de começar a vender todos esses componentes de sua própria casa, fazendo com que todas as crianças que antes precisavam ir para um estabelecimento longe consigam tudo o que necessitam com você e seu pequeno negócio. Este é um exemplo de você sendo um empreendedor e enxergando oportunidade onde antes ninguém tinha visto ou tentado.
Como fazer meu negócio dar certo
O Brasil é visto como um país muito empreendedor, porém, muitos dos empreendedores que criam seus próprios estabelecimentos fazem isso sem planejamento, fazendo com que o negócio dificilmente passe de 1 ano aberto.
Para que você não seja mais um e para que seu estabelecimento consiga operar por longos e produtivos anos é necessário que antes mesmo de você colocar sua ideia em prática possua boas táticas e planejamentos; confira a seguir uma lista com dicas de como fazer com que seu negócio dê certo.
- Planejamento: o primeiro passo para garantir que seu estabelecimento irá dar realmente certo é possuir um planejamento para o mesmo, antes de tirar seu negócio do papel tenha o conhecimento de quanto dinheiro precisará investir, quais serão seus fornecedores, pesquise o mercado, seus clientes, etc. Na internet existem modelos prontos de planos de negócios que você pode seguir ou então poderá contar com a ajuda de um profissional capacitado para lhe auxiliar;
- Conheça seus clientes: conheça as reais necessidades de seus clientes e o que eles precisam de seu estabelecimento, defina seu público alvo e potenciais clientes para sua loja, verifique se eles estão realmente interessados naquilo que você está prestes a lançar;
- Concorrentes: conhecer seus concorrentes também faz parte do planejamento para que seu negócio tenha sucesso, verifique quais são as diferenças e também semelhanças entre o seu produto e de seu concorrente, use seu concorrente para aprender com aquilo que deu certo, aprender sobre seu futuro público alvo e então garanta que seu produto e seu estabelecimento possuam pontos mais atrativos para os clientes;
- Estude o mercado e seus termos: ser empreendedor significa estar sempre estudando, o mercado de negócios está constantemente mudando então é necessário que você tenha um espaço para estudar tudo o que acontece. Existem termos do mercado de negócios como: capital de giro, fluxo de caixa, antecipação de recebíveis, garantias de crédito, entre tantos outros que são essenciais para sua empresa;
- Paciência e constância: empreender leva tempo e nada acontece de um dia para o outro, principalmente no início de seu negócio será necessário que você tenha muita paciência e não ache que tudo foi arruinado após um único mês fora das expectativas. Possuir constância e evoluir dia após dia com seu estabelecimento será a chave para que ao longo prazo você atinja seus objetivos.
O que garante o sucesso de uma empresa?
Além de fazer com que seu negócio dê certo você pode pensar “como vou fazer com que minha empresa tenha sucesso?”. Sevocê consegue se manter mensalmente e possui um certo lucroentão sua empresa já deu certo! Porém, você pode querer ir além, atingir uma empresa de sucesso que alcance ainda mais pessoas e atinja ainda mais lucros, para isso, siga com as próximas 3 dicas:
- Tenha conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de mercado;
- Invista em mão de obra de qualidade para seus produtos e serviço, garanta que o cliente seja bem atendido e também receba o melhor produto em mãos;
- Invista em marketing estratégico e propaganda para seu estabelecimento.
Porque meu negócio não dá certo?
Está se questionando o porquê de seu negócio não dar certo? Existem os mais diversos fatores que podem estar sendo responsáveis pelo seu atraso, e, muitas vezes pode ser realmente difícil entendê-los. Entretanto, as chances de você não ter passado por uma ou mais das dicas de sucesso citadas anteriormente podem estar sendo o motivo pelo qual seu estabelecimento não está dando certo.
Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio?
- Falta de planejamento: iniciar um negócio com a ideia de “vou fazer e ver onde chego” dificilmente dá certo e faz com que a empresa cresça, essa ambiguidade lhe deixa muito aberto a erros, erros que não seriam cometidos caso feito um plano de negócios;
- Planejamento financeiro: não saber lidar com o dinheiro da sua empresa é outro dos principais motivos que faz com que uma empresa não cresça. É muito importante limitar o dinheiro que será usado para investimentos na empresa, pagamento de contas, o dinheiro pessoal e etc;
- Empreendedorismo de necessidade: existe um termo chamado “empreendedorismo de necessidade”, e, esse tipo de empreendedorismo é muito comum no Brasil, onde as mais diversas pessoas acabam se jogando no mundo dos negócios porque precisam de forma imediata aumentar a renda da família ou até mesmo garantir o sustento da mesma. Fazendo com que o negócio seja criado sem um planejamento, sem boas ideias, estudos, investimentos, etc;
- Muita concorrência: muitas vezes acabamos abrindo um negócio agindo pela nossa paixão, você pode ter se apaixonado pelo setor de culinária, realmente fazer e oferecer pratos maravilhosos, porém, se já possuir outros restaurantes mais consolidados e famosos perto de você poderá ter um longo trabalho em conseguir clientes.
Excelente! Com certeza com o conhecimento e dicas aqui aprendidas você estará melhor preparado para conseguir gerir e mover seu negócio rumo ao sucesso! Lembre-se, mantenha a paciência e constância nos momentos iniciais, empreender requer tempo e é um investimento a longo prazo, ao decorrer do tempo você verá seus resultados surgindo.